Comissão da Amazônia fala sobre estudo de interligação entre os estados de Roraima, Amapá e Pará

por moa — publicado 18/10/2017 18h36, última modificação 14/06/2018 14h18
A Câmara de Monte Alegre recebeu o Deputado Remídio Monai de Roraima, no último sábado (14), em reunião qual teve como tema o Projeto de Lei nº 7.252/2017.

Câmara Recebe Remídio Monai

O Projeto de Lei Nº 7.252, de 2017, altera a diretriz da BR-156, com o objetivo de prolongar a rodovia, a partir de Laranjal do Jari, no Amapá, até o entroncamento da BR-163, próximo ao município de Alenquer, aqui no Estado do Pará. Essa integração da Região Norte foi abordada no Plenário da Câmara dos Deputados no último dia 10 de outubro pelo Deputado do PR de Roraima, Remídio Monai, que torna a defender a priorização dos investimentos para interligação dos Estados que compõem a Amazônia Legal, através da abertura, prolongamento e pavimentação das rodovias.

Os membros da Comissão de Viação e Transportes, junto aos membros da Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia, promoveram uma visita técnica à região entre os dias 11 e 16 deste mês de outubro percorrendo, via terrestre, a BR-163, BR-156, PA-254 e PA-423, com o fim de reunir subsídios para o estudo de interligação entre os Estados de Roraima, Amapá e Pará, assim contribuir com o desenvolvimento regional e a valorização econômica da região Amazônica.

Image and video hosting by TinyPic

Foto: Natan Batista

“Nessa primeira etapa, vamos percorrer a ligação do Pará com Macapá. Apresentaremos dentro do estudo Arco Norte, entre outros, a proposta para prolongar a BR-156 até Alenquer-PA, no intuito de interligar Roraima aos demais estados da Amazônia. A rodovia atualmente se sobrepõe à rodovia estadual PA-254 até Oriximiná-PA, que posteriormente será interligada com a RR-210 até Caroebe”, explicou o Deputado Monai.

Após a visita técnica as comissões elaborarão um relatório com dados socioeconômicos e possíveis impactos ambientais para a retomada de obras nas rodovias que interligam os estados da Região Norte ao restante do país. O estudo da viabilidade da interligação tem previsão de ser finalizado até o mês de dezembro, posteriormente o Projeto irá para o Congresso Nacional e se aprovado, a previsão é que a obra demore de 4 a 5 anos para ser finalizada.