Força-tarefa em prol da saúde

por moa — publicado 27/03/2017 00h00, última modificação 14/06/2018 14h17
A ação contou com a presença da Câmara, representada pela Presidente, Vereadora France Vasconcelos, que auxiliou na execução da ação.
Força-tarefa em prol da saúde

Ação de Vacinação

Hoje tivemos uma ação de vacinação na comunidade de Km35, promovido em parceria do Governo Federal com o Governo Municipal, que trouxe a vacina contra febre amarela ao alcance do público da zona rural da comunidade e entorno.

Após o primeiro caso de óbito ocorrido no município de Monte Alegre (PA), equipes da SESPA organizam forças-tarefa para executar a prevenção da doença em áreas de risco também nas regiões de Alenquer (PA), que em função da febre amarela decretou estado de emergência no último sábado (25).

Acesse a matéria do G1

O que você precisa saber sobre a doença

A Febre Amarela é transmitida pela picada de um mosquito fêmea infectado e seu vírus infecta apenas seres humanos, primatas e várias espécies de mosquitos. Nas áreas urbanas é transmitida principalmente pela espécie de mosquito Aedes Aegypti.

A prevenção é feita por intermédio da vacina que traz imunidade ao usuário. A vacina é dosada no máximo duas vezes durante o longo da vida (uma em período infantil e em período de vida adulta). A superdosagem pode ocasionar problemas à saúde e por este motivo não é recomendada aos idosos e a quem já tomou a vacina, que tem um período mínimo de 10 anos de carência para a reaplicação no caso de uma segunda dosagem.

Sobre a morte de primatas na região

Ela é provocada pela doença que é transmitida pelo vírus do mosquito e não por qualquer problema que os próprios animais provocam. Assim deve-se entender que os animais servem como um alerta nas regiões de risco e que os mesmos devem continuar sendo preservados e não combatidos.

Veja mais fotos na Galeria